A Chegada

Foi no dia 5 de fevereiro de 1979. Ali começou esta nossa jornada de 4 anos, com a chegada do primeiro grupo para preencher o efetivo dos TUBARÕES 79. Eram pessoas vindas do meio civil, que vinham buscar seu ideal na Academia da Força Aérea.

Uma semana depois, chegavam os ex-alunos da EPCAR e outros vindos da EsPCEx e do Colégio Naval. Ainda mais tarde, chegou também um grupo vindo do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Apesar da diversidade de origens, a Turma logo se homogeneizou, desenvolvendo um forte espírito de união, que se revelou como a nossa grande marca nos campeonatos internos.

Nosso Comandante, quando aqui chegamos, era o então Cap Av Calado, que nos recebeu com todo calor e animação possíveis. Sob o seu comando, este “caldeirão” de espíritos começou a fervilhar, a caminhar para frente.

O período da intensa preparação física e mental para a vida acadêmica encerrou-se, coincidindo com a ida do Major Calado que, embora de partida, deixou, gravados conosco, sua espontaneidade e vibração, suas lições de como comandar; exemplo a ser seguido.