V Festival da Canção Águia de Ouro
Mês: outubro. Ano: 1978. Dias: 12, 13 e 14. Local: Cinema da EPCAR
Nosso Festival da Canção Águia de Ouro.
A nossa vez chegou. Este foi o quinto festival que a Escola viu e o primeiro da Turma 76.
A correria começou duas semanas antes do evento. Faz isso, faz aquilo. Olha o tempo. O dia está chegando, as músicas não aparecem. Mas no último dia do prazo, “encerrando” as nossas preocupações chegaram as tão esperadas melodias.
Aí começou outra árdua tarefa: a de classificar as 20 semifinalistas. E os dias foram sucedendo-se laboriosos. Quinta-feira, dia 12 de outubro, parecia o dia “D” tamanha aflição, mesclada com ansiedade, que apossava os membros da Comissão Organizadora.
Estávamos nervosos, pois, contaríamos com a presença de sua Exa. Brigadeiro do Ar Godofredo Pereira dos Passos e de dois famosos artistas da TV: Ronnie Von e Guto.
Passou-se a quinta-feira, a sexta-feira e, no sábado, o encerramento. Durante todo o festival, o nosso cinema esteve completamente cheio, confirmando assim, a tradição que vem sendo o festival Águia de Ouro em Barbacena e nas cidades vizinhas.
Mais uma vez o troféu ficou na Escola. Repetindo o sucesso do ano anterior o aluno Gerson teve sua música vencedora: “Pingos” (Letra e música do aluno Gerson e interpretação do corneteiro Quetz). Dois jovens de Barbacena, Antonio Filho e Mauro Roque, ficaram em 2 .o lugar com a música “Eco Lógico”. 0 3 .o lugar ficou com o corneteiro José Márcio do Vale, autor e intérprete da música “Revolta de um Cangaceiro.
O Festival da Canção é um dos meios pelos quais o aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar aumenta seus laços de amizade com a acolhedora cidade de Barbacena, além de tornar possível o aparecimento de novos valores da Música Popular Brasileira.
A Sociedade Acadêmica gestão 78 está se despedindo da EPCAR. Com o encerramento do V FAGO, poucos dias faltam para o encerramento de um ano que para nós, se não foi de glórias, demonstrou um grande espírito de colaboração por parte dos membros da SAEPCAR.
O sucesso alcançado pelo V Festival da Canção Águia de Ouro deixa claro o esforço de uma equipe, que liderada pelo Capitão Pfaltzgraff, não poupou forças para premiar o Corpo de Alunos da EPCAR e o povo de Barbacena, bem como aos demais Oficiais e presentes de um espetáculo de alto nível cultural e social.