“Incorporando-me a Força Aérea Brasileira — prometo cumprir rigorosamente — as ordens das autoridades — a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos — tratar com afeição os irmãos de armas – e, com bondade os subordinados — e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria — cuja a honra — integridade e instituições — defenderei — com sacrifício da própria vida”.
Mais uma turma se compromete solenemente em defender, com o sacrifício da própria vida, a “Honra, Integridade e Instituições”. Com isso é proclamado, por uma elite de jovens, o seu ideal de servir à Força Aérea e ao Brasil.
Para o Aluno compromitente, é um momento de grande importância, pois ele está assumindo oficialmente, diante do símbolo da Pátria, a sua opção pela carreira na Aeronáutica, que lhe dará capacidade de levar mais para o alto as cores brasileiras.
Tradicionalmente, esta solenidade se associa ao término do período de “bicho”. A partir deste momento é confirmada a adaptação definitiva à Escola, do jovem aluno, o qual é recebido festivamente no seio da grande Família Aviatória, como um irmão mais novo.
O significado desta cerimônia é muito mais amplo do que parece, pois eleva o compromitente no caminho do dever, fazendo-o partilhar da mesma doutrina de tantos heróis e comungar de um mesmo ideal de tantas gerações, o qual transcendendo o valor das palavras, manifesta-se no desabrochar de uma vocação que todos trazemos no peito: SER AVIADORES!